PhotoMotor

By: PhotoMotor Press | September 05, 2019

A FLICK - Associação Recreativa Drift da Madeira, e a AMAK - Associação Madeirense de Automobilismo e Karting, voltam a organizar o Sem Tração, uma prova extra regulamentada pela FPAK e que é um dos melhores eventos de Drift de Portugal. Do continente estarão presentes três nomes já bem conhecidos: Ermelino Neto, Rui Pinto, e Bruno Godinho. A prova tem lugar já este fim-de-semana de 7 e 8 de Setembro, e promete uma vez mais atrair uma gigantesca moldura humana ao Parque Desportivo de Machico. Os treinos terão início pelas 14h de sábado, estando as primeiras qualificações marcadas para as 18.20h. No domingo o dia começará com o warm-up às 12h, seguindo-se as qualificações às 14.30h, e a partir das 15.40h serão realizadas as batalhas de eliminação e as finais.

Category: Vários 

Tags:

By: PhotoMotor Press | September 05, 2019

Foi já conhecida a data e localização da última prova do Campeonato de Portugal de Drift.

Será no mítico Eurocircuito de Lousada que se disputará a grande final do campeonato, circuito esse que este ano recebeu também em Abril passado o Encontro Nacional de Drifters pelas mãos do Aveiro Elite Club.

A data para a quinta ronda do CPD em Lousada foi também já divulgada, e será a 26 e 27 de Outubro.

Category: Vários 

Tags:

By: PhotoMotor Press | September 04, 2019

O Clube Escape Livre levou a cabo mais uma vez a sua prova em Pinhel, pontuável para o Campeonato de Portugal de Drift. Apesar de ser uma das provas favoritas dos pilotos, a edição deste ano ficou a baixo das expectativas.

De facto o Escape Livre sabe receber como ninguém, valoriza os pilotos e a modalidade, e dá uma visibilidade ímpar através dos órgãos de comunicação social, embora este ano em menor número. De qualquer das formas é sem dúvida um ponto muito positivo. Também menor este ano foi a afluência de público, o que poderá ser um sinal de que alguma coisa nova terá de ser feita. Outro ponto muito positivo é o facto da prova contar com a presença de alguns pilotos estrangeiros convidados, no entanto, continuar a chamar a isso de "Taça Internacional" parece-nos exagerado e sem dúvida que é um formato já gasto. Além disso, parece que já todos os que acompanham o drift se aperceberam que a dita "taça" não mais é que uma prova pirata sem regulamentação aprovada pela FPAK, o que já lhe tirou todo o protagonismo. Mais estranho é a própria FPAK ser conivente com isso! E se agora alguém se lembrar de realizar uma "Taça Internacional de Karting" ou uma "Taça Internacional de Ralicross"? Como será? Com que fundamentos irá a FPAK fazer cumprir com as suas próprias PGAK? Compreendemos que isso possa ser uma estratégia de markting, mas tudo tem o seu limite...

Outro ponto negativo, foi o facto da transmissão em directo no domingo não transmitir as qualificações dos Iniciados. Se queriam fazer intervalo, faziam-no durante os co-drives. Os pilotos da categoria Iniciados também mereciam essa visibilidade!

Também o comunicado enviado pelo Escape Livre à imprensa após a prova, contém alguns erros que levam ao engano não só os meios de comunicação como os seus leitores, pois no comunicado pode lêr-se que esta teria sido a primeira prova de Luis Mendes no campeonato, quando Luis Mendes já tinha participado na prova de Ourém. Referem também que está foi a primeira prova da presente temporada com participação de pilotos estrangeiros, contudo o espanhol Hector Gil Guerrero também já tinha participado na prova de Melgaço.

O Escape Livre tem feito um trabalho notável pelo drift nacional, tem uma das provas favoritas da maioria dos pilotos, é um clube com capacidade de fazer muito mais e melhor pelo drift, isso é inegável e todos os amantes desta modalidade reconhecem isso. Falta apenas limar algumas arestas, serem um pouco mais humildes no markting que realizam, e terem mais atenção aos comunicados que enviam para os OCS´s.

Para terminar queremos salientar outro ponto positivo que muito nos agradou, que foi o intervalo de almoço de duas horas. Finalmente conseguimos almoçar descansados e com calma...

Category: Vários 

Tags:

By: PhotoMotor Press | August 08, 2019

A FPAK Drift Cup realiza-se já este fim-de-semana no Circuito Vasco Sameiro em Braga, prova extra campeonato que está inserida no Braga Internacional Car Show, um dos maiores eventos europeus dedicados à personalização de viaturas.

A prova em si tem organização conjunta do Team Baia e da CarPower Eventos, e os inscritos são já conhecidos. Na categoria Semi-Profissional estarão presentes Alexandre Ferreira, Bruno Costa, Filipe Silva, João Salvador, Gonçalo Minderico, Tiago Cruz e Ebert Piriz, enquanto a categoria Profissional contará com Diogo Correia, Nelson Rocha, Marcos Vieira, Armindo Martins, Pedro Sousa, Firmino Peixoto, João Gonçalves, João Marco, Vitor Dias, Amaro Melo, Marco Vieira e Ricardo Costa.

A acção em pista começa já sexta-feira com as sessões de treinos a partir das 10h, estando as qualificações agendadas para as 17h. No sábado haverá nova sessão de treinos das 10h às 14h, e às 15h será dado o início das batalhas eliminatórias de  ambas das categorias. A entrega de prémios está prevista para as 21.30h.

De salientar que o visitante terá acesso a todo o evento Braga Internacional Car Show, onde além de milhares de viaturas em exposição, o visitante pode também apreciar todos os espectáculos que acontecerão por todo o recinto até ao final de domingo, como por exemplo Car-Wash, Striptease, Concertos, Burnout Zone, shows de Freestyle Moto, Kartcross, Drift, T-Shirt Molhada, e muito mais.

De referir ainda que neste evento também está inserida a primeira prova federada de Drag Racing pontuável para o recente Open de Portugal de Drag Racing.

Category: Vários 

Tags:

By: PhotoMotor Press | August 01, 2019

O Centro de Negócios de Ourém recebe este fim-de-semana pelas mãos do Olival Motorizado, a segunda ronda pontuável para o Campeonato de Portugal de Drift.

A acção em pista começa às 09.30h de sábado com as sessões de treinos, seguindo-se as qualificações pelas 14h.

No domingo o dia começa com o warm-up às 09.30h e a parte competitiva das batalhas iniciará a partir das 11h, estando as finais agendadas para as 16.30h.

A lista de inscritos para esta prova foi já publicada e pode ser consultada neste link:

https://portal.fpak.pt/pub/doc/416/103982 

 

Category: Vários 

Tags:

By: PhotoMotor Press | July 24, 2019

Agosto vai ser um mês muito concorrido no que diz respeito ao Drift.

Começamos pelo primeiro fim-de-semana, dias 3 e 4, com a realização da segunda etapa pontuável para o Campeonato de Portugal de Drift.

A prova terá lugar na cidade de Ourém, mais concretamente no Largo da Feira junto ao Centro de Negócios, e tem a organização a cargo do Olival Motorizado.

A acção em pista começará no sábado pelas 09.30h com os Treinos Livres, seguindo-se pelas 14h com as sessões de Qualificação. No domingo a competição começará pelas 11h e a Entrega de Prémios está prevista para as 18h.

Nenhuma das entidades envolvidas divulgou até ao momento mais informações acerca desta prova.

No fim-de-semana seguinte à prova de Ourém, haverá nos dias 9 e 10 a FPAK Drift Cup no Circuito Vasco Sameiro em Braga. 

Esta prova tem a organização a cargo do Team Baia e está inserida na programação do evento Braga Internacional CarPower Show, um dos maiores eventos de personalização automóvel da Europa. 

Nas páginas das redes sociais da CarPower foram já divulgadas algumas informações, mas em breve publicaremos um artigo sobre esta prova.

Duas semanas depois, no dia 24, haverá o Drift de Montalegre, uma iniciativa organizada pelo Clube Automóvel de Vila Real e que segundo um flyer que vimos numa prova de rallycross, será realizada no Circuito Internacional de Montalegre, mas até ao momento não dispomos de mais informações.

No mesmo fim-de-semana, ou seja nos dias 24 e 25, o Campeonato de Portugal de Drift terá a sua terceira ronda pontuável em Pinhel.

O Clube Escape Livre, organizador da prova, divulgou já através de um press-release que nos enviou algumas informações, adiantado que "está confirmado o estatuto de ‘Capital do Drift’, no qual os milhares de espectadores têm uma posição preponderante de entusiasmo e estímulo às manobras dos grandes pilotos. A prova de Pinhel integra, pelo segundo ano, o Campeonato de Portugal de Drift, sendo a terceira prova efetiva do calendário, após a anulação da primeira, o Circuito de Guilhabreu". O Clube Escape Livre adianta ainda que "pelo segundo ano também, realiza a Taça Internacional, uma demonstração de drift à margem do campeonato, mas com as pontuações retiradas dos lugares obtidos naquela competição. O programa dos dois dias de adrenalina começa às 09h30 de sábado, com a receção de boas vindas seguida dos treinos livres para o Campeonato de Portugal de Drift. As qualificações têm início às 15h45. Como habitualmente, o Clube Escape Livre convida toda a família do drift para um jantar regional destinado à confraternização entre pilotos, organizadores, famílias e mecânicos.

No domingo, o Campeonato de Portugal prossegue a partir das 11h00, com a disputa das batalhas e das finais pela tarde fora, a última delas perto das 16h00. A entrega de prémios está agendada para o final da tarde."

Deixamos de seguida os respetivos links das provas no site da FPAK:

» Campeonato Portugal Drift - Ourém: https://www.fpak.pt/calendario/2019-08-03-circuito-de-ourem 

» FPAK Drift Cup - Braga: https://www.fpak.pt/calendario/2019-08-09-1-drift-cup-carpower 

» Drift de Montalegre: https://www.fpak.pt/calendario/2019-08-24-drift-de-montalegre

» Campeonato Portugal Drift - Pinhel: https://www.fpak.pt/calendario/2019-08-24-circuito-de-pinhel 

Category: Drift 

Tags:

By: PhotoMotor Press | June 29, 2019

Está aí à porta o 7º Drift Day Solidário organizado pela Leiria Meeting, associação dirigida pelo drifter Luis Mendes.

Esta edição tem a grande novidade de se realizar no Estádio Municipal de Leiria, que certamente se encherá de público nos dias 6 e 7 de Julho, e como vem sendo hábito as receitas reverterão para as corporações dos Bombeiros Voluntários de Maceira e de Leiria.

As inscrições para participantes ainda estão abertas, e podem inclusive ser realizadas à entrada do recinto no próprio dia do evento. Quanto a nomes, certamente que os mais conhecidos da modalidade não irão faltar, até porque este é um dos maiores eventos de drift do país.

O início está marcado para as 15.30h de sábado e encerrará pelas 23h, havendo de seguida uma After Party BVM Festival. No domingo a acção acontecerá entre as 10h e as 19h. Pelo meio haverá muitas surpresas, sessões de taxi-drift, zona dedicada às crianças, e um encontro de viaturas das marcas BMW e MINI.

Os preços para participantes de drift são de 10€ por piloto quer participe um ou ambos os dias, ao qual se deverá juntar o preço do espaço no paddock que se divide em pequeno, médio, e grande. Para o espaço pequeno o preço é de 15€ para sábado, 17€ para domingo, e 25€ para os dois dias. O espaço médio tem o custo de 20€ no sábado, 22€ no domingo, e 30€ nos dois dias. Já quem preferir o espaço grande, terá de juntar à inscrição o valor de 25€ se for apenas no sábado, 27€ se for no domingo, e 35€ caso participe nos dois dias.

Por último, resta referir que a entrada para público é gratuíta, por isso não faltem!

Category: Drift 

Tags:

By: PhotoMotor Press | June 21, 2019

Segundo informações publicadas no site da FPAK, o calendário nacional de Drift conta com uma alteração e uma novidade.

Começando pela alteração, a prova do Campeonato de Portugal de Drift agendada para Ourém para os dias 27 e 28 de Julho, foi adiada para 3 e 4 de Agosto, mantendo-se a organização a cargo do Olivalmotorizado.  Desta feita, o mês de Julho fica sem qualquer prova oficial e Agosto passa a ter três. E aqui entra a novidade, para além da prova de Ourém a 3 e 4, Pinhel volta a receber uma prova pelas mãos do Clube Escape Livre tal como estava inicialmente previsto nos dias 24 e 25, porém no dia 24 irá também realizar-se uma prova extra campeonato em Montalegre sob organização do Clube Automóvel de Vila Real, o mesmo clube que irá realizar uma prova pontuável para o campeonato no mês de Setembro.

Category: Drift 

Tags:

By: PhotoMotor Press | April 24, 2019

O Circuito de Guilhabreu em Vila do Conde recebe, este fim-de-semana, de 27 e 28 de Abril, a primeira prova do Campeonato de Portugal de Drift 2019. A prova, organizada pelo Clube Automóvel do Minho, é a primeira de seis que compõem o calendário.

O Campeonato conta com 35 inscritos divididos em três categorias: Pro, Semi Pro e Iniciados. Diogo Correia, actual campeão em título na categoria Pro entrará em pista para defender o título mas terá Paulo Nunes, campeão 2018 na Semi Pro e que este ano ascende a Pro, como forte opositor.

O fim-de-semana de competição prevê no dia 27 de Abril, Sábado, a realização dos treinos livres e qualificações. Para Domingo, 28, estão reservadas as batalhas e finais.

Os bilhetes para assistir à prova já estão à venda no Circuito de Guilhabreu.

Category: Vários 

Tags:

By: PhotoMotor Press | April 05, 2019

A 5ª edição do Encontro Nacional de Drifters já está aí à porta! 
Será a 13 e 14 de Abril que o Eurocircuito de Lousada, no distrito do Porto, receberá aquela que é a maior festa do Drift nacional, desta vez numa organização conjunta da associação Aveiro Elite Club e da associação Tuning & Stance Portugal, que realizará em paralelo o evento Lousada Tuning & Stance. Após o recorde de inscritos alcançado na edição do ano passado, as expectativas para este Encontro Nacional de Drifters são altas, pois este evento marcará o regresso da modalidade de Drift a este icónico e mítico circuito, considerado por muitos como a catedral do drift em Portugal! O Eurocircuito de Lousada tem ao longo dos anos sido palco das maiores provas de automobilismo realizadas no nosso país, como por exemplo o Europeu de Rallycross e a Super-Especial do Rali de Portugal. Também no Drift a sua história é já longa, tendo recebido várias provas do Campeonato Nacional e sido o palco durante quatro anos consecutivos da prova europeia KD European Drift DnyRacing. 
Para este evento estão programadas algumas surpresas, e uma delas será a estreia de um novo traçado nunca antes usado em eventos de drift, estando já mais de 40 inscritos no evento. O início está marcado para as 15h de sábado dia 13 de Abril com uma sessão de open-drift até às 23h, havendo apenas intervalo na hora de jantar. No dia seguinte o horário será das 10h às 13h, e das 15h às 18h. De referir que na noite de sábado após as 23h e no domingo à hora do almoço, serão realizados em pista os arranques livres, actividade inserida no Lousada Tuning & Stance. Os bilhetes para público estarão à venda apenas nos próprios dias à entrada do recinto, e terão o custo de 5€ por pessoa e serão válidos para os dois dias.

Category: Drift 

Tags:

next>>